Imprensa Rio Claro SP Conferência de Saúde destaca conquistas e melhorias no setor | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 24 de abril de 2019.

Arquivo Mensal

Conferência de Saúde destaca conquistas e melhorias no setor

Evento ressaltou a necessidade de união e consenso para obter novos avanços.

Propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) foram discutidas na 14ª Conferência Municipal de Saúde realizada sábado (13) em Rio Claro. Com o tema “A consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”, o evento reuniu dezenas de pessoas no Claretiano Faculdade.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou as dificuldades enfrentadas pela saúde pública. “A pasta da Saúde é uma das mais complexas da administração pública, então precisamos de união e muito trabalho para vencer as dificuldades”, disse Juninho.

O prefeito lembrou que a atenção básica, porta de entrada da rede municipal, será o foco no trabalho do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e que o município vai se mobilizar por mais recursos para o setor. “O pacto federativo é cruel com os municípios e temos que buscar mais recursos para investir. A Saúde pública precisa de descentralização financeira”, afirmou Juninho, lembrando que o atual governo assumiu 2017 com uma dívida de mais de R$ 380 milhões e, mesmo assim, conseguiu várias conquistas.

“Entregamos três unidades de saúde e mais três serão entregues em breve. As carretas da saúde realizaram mais de 32 mil procedimentos e tiraram milhares de pessoas da fila da espera, compramos três novos aparelhos de raios-x para as unidades de urgência e emergência, reformamos postos de saúde e estamos avançando na descentralização do Samu”, destacou Juninho da Padaria.

Para a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, o momento é de construção de consenso. “Estamos em difícil momento financeiro do país e, por mais que queiramos avançar, precisamos sempre olhar para a dotação orçamentária”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, comentou que a administração do prefeito Juninho da Padaria tem trabalhado para fazer andar os projetos parados das áreas de educação e saúde. E destacou a implantação do Espaço Mais Saúde e a construção de nove escolas. “Vamos ser otimistas e trabalhar para fazer mais com menos através de parcerias”, declarou André Godoy frisando que a Câmara Municipal tem apoiado as iniciativas que beneficiem a comunidade.

José Domingos de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde, ponderou que há falta de recursos para investimentos em todo o país, mas é preciso continuar lutando para fortalecer o SUS e melhorar o atendimento à população.

Os delegados titulares indicados para a etapa macrorregional no dia 9 de maio em Campinas foram Aguinaldo Cesar Fiório, Rosane Victoria da Silva, Elaine Aparecida Ferri e Antonio Roberto da Silva no segmento usuários; Debora Helen Ferri Fais Fiocco e Milena Di Grazia Zanfelice, segmento trabalhadores; Eleny Freitas de Almeida e Paula de Abreu Kannebley, no segmento gestor. Os suplentes são Zilda Aparecida Santa Lucia, Vitor Alex Perdigão Rubini, João Vitor Fanucci Lopes de Andrade e Giovana Alex Patrão Ribeiro; Sônia Conceição Devidé Minucci e Elias Dias; Antonio Archangelo e Cesar Augusto Borgi; respectivamente.