Imprensa Rio Claro SP “Águas de Março” tem atividades ambientais na Sala Verde do Lago Azul | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 22 de março de 2019.

Arquivo Mensal

“Águas de Março” tem atividades ambientais na Sala Verde do Lago Azul

Evento será gratuito e aberto para toda a população.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, vai promover nas próximas duas semanas o evento “Águas de Março”, com atividades gratuitas para toda a população, como forma de homenagear um dos bens naturais mais preciosos do mundo, aliando educação ambiental voltada para a sua preservação. Todos podem participar da programação, que será gratuita.

A maioria das atividades será realizada na Sala Verde do Lago Azul, localizada no prédio ao lado da Rua 2-A. O local tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Equipe de 17 estagiários, alunos dos cursos de engenharia ambiental, biologia, geografia e ecologia da Unesp, orienta os visitantes.

“Essa estruturação é o local ideal para o projeto ‘Águas de Março’, pois na Sala Verde centralizamos projetos e ações de educação ambiental ao longo do ano, unindo aprendizado e diversão, reforçando a importância da consciência ambiental”, explica o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi.

“A criação de espaços voltados para a educação ambiental da população, interligados com áreas verdes da cidade aproxima as pessoas e fomenta a visitação a estes locais”, comenta o secretário municipal de educação, Adriano Moreira.

“Basta chegar no horário das atividades e participar do projeto ‘Águas de Março’”, reforça o  gerente de preservações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Andrade.

O primeiro dia de evento será na quarta-feira (20), com oficina de horta e plantio de mudas. A atividade será em dois horários, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16 horas.

Na sexta-feira (22), dia Mundial da Água, serão realizadas, das 9 às 11 horas, duas atividades. Na primeira, chamada “Árvore dos Sonhos”, os participantes vão escrever sobre seus sonhos ambientais. Logo em seguida será realizado bate-papo sobre a importância da água.

Na noite do dia 30 de março será realizado a “Hora do Planeta”. Das 20 às 21 horas, os participantes farão observação dos astros, disputarão “futebol de cinco”, farão caminhada e falarão sobre o evento mundial “Hora do Planeta”, movimento que reúne voluntários para sensibilizar a comunidade sobre as questões de mudanças climáticas e seu impacto na vida das pessoas. Um dos pontos centrais da “Hora do Planeta” é estimular as pessoas a apagarem as luzes por uma hora.

Além das atividades na Sala Verde do Lago Azul. também está programada atividades nos dias 25 e 29 de março, voltadas à capacitação de Agentes Ambientais e que serão realizadas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), das 9 às 16 horas.

Já no dia 28 de março a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará ação de controle de Nascentes no Sítio São João, localizado na estrada rural de Itapé.