Imprensa Rio Claro SP Carreta da mamografia já está no Espaço Mais Saúde | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 22 de março de 2019.

Arquivo Mensal

Carreta da mamografia já está no Espaço Mais Saúde

Objetivo é atender mulheres de Rio Claro e da microrregião.

A carreta do programa Mulheres de Peito, mantido pelo Governo do Estado, chegou a Rio Claro na manhã desta segunda-feira (11) e deverá permanecer no município até o dia 30 de março, no Espaço Mais Saúde, na Avenida Visconde do Rio Claro entre avenidas 10 e 12. Mulheres entre 50 e 60 anos de idade podem fazer exames gratuitos de mamografia para prevenção do câncer de mama sem necessidade de pedido médico. Pacientes fora dessa faixa etária terão que apresentar pedido médico da rede pública ou particular para realizar o exame. A carreta do programa Mulheres de Peito irá atender de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

“Com o auxílio do Espaço Mais Saúde, conseguimos zerar no ano passado a fila de pacientes que esperavam pela mamografia e hoje a espera é muito menor. Pleiteamos a vinda para Rio Claro do programa Mulheres de Peito ao governo do Estado e fomos atendidos. A vinda dessa unidade irá nos auxiliar no atendimento da demanda existente, garantindo acolhimento e humanização na realização dos exames”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o Espaço Mais Saúde nesta segunda-feira (11) acompanhado do secretário interino da Saúde, José Badra Neto. A carreta vem a Rio Claro também com o apoio do deputado Aldo Demarchi, que sempre intercede no governo estadual em benefício da comunidade.

“Comemorando o mês da mulher, o governo de Rio Claro oferece mais uma oportunidade para que as mulheres possam cuidar de sua saúde fazendo gratuitamente mamografias no Espaço Mais Saúde”, destaca Badra. “Queremos que a carreta esteja de portas abertas para atender pacientes de Rio Claro e também da microrregião”, acrescenta o secretário, informando que o objetivo é atender mulheres de Rio Claro, Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.

De janeiro de 2017 a março de 2018 quase seis mil pacientes realizaram mamografia em Rio Claro, que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames. O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade. Para as mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres também podem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

Esses quase seis mil exames de mamografia foram realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades, do governo estadual), na Gold Imagem, por meio de contrato estabelecido com a Santa Casa de Misericórdia, e na carreta da mamografia que estava no Espaço Mais Saúde no ano passado.