Imprensa Rio Claro SP Técnicos apuram o que acontece com as águas do rio Corumbataí | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 22 de março de 2019.

Arquivo Mensal

Técnicos apuram o que acontece com as águas do rio Corumbataí

Objetivo é verificar se outros fatores estão elevando a turbidez da água.

Técnicos iniciaram na tarde desta terça-feira (12) minucioso levantamento de amostras e monitoramento para verificar se há outros fatores alterando a turbidez das águas do rio Corumbataí, onde é feita a captação para tratamento antes da distribuição a 60% dos bairros de Rio Claro. Por volta da 18h30 a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que havia sido paralisada no início da tarde desta terça-feira, foi religada. Se não houver novos episódios, o fornecimento de água deverá ser normalizado no início da manhã desta quarta-feira (13). “A falta d’água é ruim, mas temos a responsabilidade de entregar uma água de qualidade para a população”, afirma Paulo Bortolotti, superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto).

O trabalho para verificar as condições do Corumbataí está sendo feito por técnicos do Daae, Defesa Civil e de empresa especializada num trecho de aproximadamente 16 quilômetros.

Nesta terça-feira a prefeitura fez contato com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Promotoria de Meio Ambiente de Rio Claro e Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) de Piracicaba, solicitando apoio na verificação das causas da elevada turbidez do rio. O pedido foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que determinou urgência na apuração dos fatos e providências para que o abastecimento seja normalizado o quanto antes.