Imprensa Rio Claro SP Prefeitura finaliza decreto com regras para a Cidade Inteligente | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 24 de abril de 2019.

Arquivo Mensal

Prefeitura finaliza decreto com regras para a Cidade Inteligente

Empresas terão 60 dias para se manifestarem. Implantação dos projetos não terá custos ao município.

As empresas interessadas em apresentar projetos para o município se tornar uma Cidade Inteligente terão dentro de alguns dias as regras para participarem desse processo. O decreto que estabelece as regras sobre a Manifestação de Interesse Privado (MIP) e o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) será publicado na próxima semana, dando prazo de 60 dias aos interessados.

O projeto, denominado O Futuro Já / Rio Claro+10, tem a expectativa de transformar o município de Rio Claro em referência na América Latina como Cidade Inteligente, em parceria com a iniciativa privada. A utilização de novas tecnologias inclui a instalação de uma ampla infovia em toda a cidade, que poderá gerenciar o sistema de trânsito, a iluminação pública, escolas, postos de saúde e oferecer outros serviços públicos.

O Rio Claro+10 também prevê o melhor aproveitamento de áreas públicas, como as oficinas ferroviárias, aeroporto, Lago Azul, Floresta Estadual, entre outras. Os estudos, elaboração de projetos e implementação das inovações não terão custos ao município.

“É um projeto pioneiro que está sendo elaborado pensando no crescimento de Rio Claro, que tem grande potencial de desenvolvimento. Vamos explorar esse potencial para alavancar o crescimento do município gerando riquezas, emprego, renda e melhor qualidade de vida”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Rio Claro ganha um projeto inovador, que já nasceu com uma grande perspectiva de sucesso”, acrescenta.

Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, observa que o conceito de “Smart City” (Cidade Inteligente) é uma tendência mundial. “A implantação de uma ‘Smart City’ possibilita atrair investimentos, assim como, através dessa tecnologia, reduzir gastos públicos e colocar Rio Claro num patamar de cidades atraentes para novos investimentos”, afirma.