Imprensa Rio Claro SP Em 2 dias de teste, ‘muralha eletrônica’ identifica cinco veículos roubados | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 24 de abril de 2019.

Arquivo Mensal

Em 2 dias de teste, ‘muralha eletrônica’ identifica cinco veículos roubados

Casos foram encaminhados para a Polícia Militar. Testes prosseguem.

Em dois dias de testes, os Leitores Automáticos de Placas (LAP) que estão sendo instalados em Rio Claro identificaram cinco veículos roubados. Os casos foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Segurança à polícia. “Essa notícia aponta para o acerto de nossa decisão em investir nessa tecnologia, ampliando os mecanismos de segurança da população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Com os LAP, a cidade ficará mais segura”, resume.

Os testes prosseguem por mais alguns dias e nesse período não haverá multas, que só irão valer quando os demais equipamentos do sistema de fiscalização estiverem em pleno funcionamento. Isso será informado com antecedência à comunidade. “Mesmo não havendo multas neste momento, reforçamos a orientação para que todos respeitem sempre os limites de velocidade, pois apenas com a colaboração de todos teremos um trânsito mais seguro”, reforça o prefeito Juninho.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, os LAP assinalam mais uma investida de Rio Claro no combate á criminalidade. “Mesmo sem estarem em plena operação, os novos equipamentos de fiscalização eletrônica que estamos implantando já mostram os benefícios que trarão para o setor de segurança”, comenta, reforçando que, quando o sistema estiver definitivamente instalado, Rio Claro terá uma “muralha eletrônica” de segurança.

Os LAP ficarão em pontos estratégicos da cidade. Em princpipio, serão 24 pontos espalhados pelo município. Após as avaliações, se estiverem em conformidade com as especificações do município, entrarão em operação definitivamente em até 30 dias. Uma das novidades da nova fiscalização eletrônica é a interligação ao sistema Detecta, uma ferramenta do governo estadual, que integra informações dos bancos de dados de diversas áreas ligadas à segurança.

Com os Leitores Automáticos de Placas, assim que um veículo furtado ou roubado passa pelo leitor, o sistema já recebe a informação, que chegará em poucos segundos para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima será acionada, o que dará mais rapidez na procura e localização do veículo.

A prefeitura já tinha convênio com o governo estadual para interligação ao sistema Detecta. A partir da instalação de novos equipamentos, o município passa a contar com a estrutura necessária para o funcionamento deste serviço.

Qualquer situação criminal que envolva veículos pode ter sua resolução auxiliada por meio do sistema Detecta, como assaltos ou sequestros, uma vez que o sistema Detecta reúne dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), entre outros.