Imprensa Rio Claro SP Novas unidades de saúde da família atenderão mais de 3 mil famílias em Rio Claro | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
sexta-feira, 22 de março de 2019.

Arquivo Mensal

Novas unidades de saúde da família atenderão mais de 3 mil famílias em Rio Claro

USFs do Bela Vista, São Miguel e Jardim Brasília já contam com usuários cadastrados.

A Secretaria de Saúde de Rio Claro, por meio de seus agentes comunitários, já concluiu o trabalho de territorialização das famílias que serão atendidas pelas unidades de saúde da família (USFs) dos bairros Bela Vista, São Miguel e Jardim Brasília. Juntas, essas novas unidades deverão atender mais de três mil famílias dos bairros próximos as suas localizações.

Essas novas unidades fazem parte de um total de seis, cujas obras foram abandonadas no governo anterior. “Já entregamos três unidades as quais já estão em pleno funcionamento, a do Santa Elisa, a do Mãe Preta e a do Jardim Progresso. As outras três entregaremos assim que as novas equipes de médicos e enfermeiros estiverem contratadas a partir do concurso que abrimos para a saúde”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Vale lembrar que o prédio da USF do Jardim Brasília está sendo ocupado provisoriamente para o atendimento dos usuários da Unidade Básica de Saúde do Jardim das Palmeiras, a qual passa por reformas.

Além da territorialização, os agentes comunitários de saúde também promovem reuniões periódicas com os futuros usuários e algumas atividades como o lian gong, atividade física oriental que previne dores e indisposições.

“Esperamos entregar o mais breve possível, tão logo o resultado do concurso seja homologado e haja a contratação dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para compor as novas equipes”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco.

Com as seis novas unidades de saúde da família em funcionamento, Rio Claro terá um aumento significativo, de mais de 40%, no atendimento preventivo à população.Todas as novas USFs contam com sala de vacina, consultórios e locais para exames. Entre os serviços a serem oferecidos estão consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas e entrega de medicações, além de atendimento domiciliar por parte de equipe médica e de enfermagem.