Imprensa Rio Claro SP Esclarecimento – Fundação Municipal de Saúde | Imprensa da Prefeitura de Rio Claro – SP

Últimas Notícias de Rio Claro
quarta-feira, 24 de abril de 2019.

Arquivo Mensal

Esclarecimento – Fundação Municipal de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro está tomando todas as providências jurídicas e judiciais cabíveis a respeito da captação desautorizada e irregular de imagens do dispensário de medicamentos, feitas por pessoa que prestou serviços temporariamente para a prefeitura e que não tem qualificação técnica na área farmacêutica, além de desconhecer a função de área segregada de um dispensário de medicamentos.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro esclarece que a área segregada do dispensário no Núcleo Administrativo Municipal serve justamente para serem guardados medicamentos vencidos, danificados ou com suspeita de contaminação. Manter uma área segregada para esses medicamentos é obrigatório de acordo com a resolução 328/99 do Conselho Federal de Farmácia e o não cumprimento da medida  acarreta sanções.

A Fundação também destaca que vários itens citados e mostrados no vídeo não estavam vencidos nem estavam na área segregada quando as imagens foram feitas, de maneira irregular, no último mês de novembro. É o caso dos medicamentos Amoxacilina, Cefalexina, e dos produtos Hidroxido de Alumínio + Hidroxido de Magnésio, todos ainda no período de validade quando o vídeo foi feito. No caso de remédios vencidos que estavam na área de segregados, a Fundação de Saúde esclarece que os medicamentos da Furp (Fundação para Remédio Popular) são repassados ao município pela Secretaria Estadual de Saúde, muitas vezes em data muito próxima ao vencimento do remédio, que é distribuído pela Fundação Municipal de Saúde sempre respeitando o prazo de validade.

A Fundação Municipal de Saúde reitera a prioridade ao bom atendimento à população e informa que em 2018 o investimento do município  na aquisição de remédios foi superior a R$ 6,6 milhões. A atual administração criou ainda o programa Farmácia Todo Dia, com distribuição gratuita de remédios também nos finais de semana e feriados. O atendimento é feito nas farmácias ao lado da UPA do Cervezão e ao lado da UBS da 29. Em 2017, primeiro ano da atual gestão, a Fundação Municipal de Saúde reorganizou o estoque de medicamentos da rede municipal, adotando controle pelo Sistema Integrado de Administração de Materiais, o Siam.